A Contabilidade a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio).
Através dela é fornecido o máximo de informações úteis para as tomadas de decisões, tanto dentro quanto fora da empresa, estudando, registrando e controlando o patrimônio.
Em resumo, a Contabilidade abrange um conjunto de técnicas para controlar o patrimônio das organizações mediante a aplicação do seu grupo de princípios, técnicas, normas e procedimentos próprios, medindo, interpretando e informando os fatos contábeis aos donos das empresas.
Todas as movimentações existentes no patrimônio de uma entidade são registradas pela Contabilidade, que resume os fatos em forma de relatórios e entrega-os aos interessados em saber como está indo a situação da empresa.
Através destes relatórios são analisados os resultados alcançados e a partir daí são tomadas decisões em relação aos acontecimentos futuros. Sendo assim, a Contabilidade é a responsável pela escrituração (registro em livros próprios) e apuração destes resultados e é só através dela que há condições para se apurar o lucro ou prejuízo em determinado período.
Tem-se por objeto de estudo o Patrimônio das entidades/empresas (pessoa jurídica) ou das pessoas (pessoa física). Este patrimônio é administrável e está sempre em constante mudança.
Trata-se na contabilidade a pessoa jurídica da entidade como distinta da pessoa física do proprietário. Sendo assim, a contabilidade é formada para a entidade e não para seus respectivos donos, estando voltada para os estudos da empresa pessoa jurídica.
A Ciência Contábil desenvolve suas funções em torno do patrimônio como meio para alcançar sua finalidade.
Tem por finalidade registrar fatos e produzir informações que possibilitem ao dono do patrimônio o controle (certificar-se de que a organização está atuando de acordo com os planos e políticas traçados) e planejamento (decidir qual curso tomar para atingir com mais rapidez, eficiência e eficácia o objetivo proposto) de como agir no seu patrimônio.
|
Ouve-se tanto falar sobre factos patrimoniais e muita agente não sabe oque exactamente são e significam no relato financeiro, no artigo de hoje vou abordar exactamente sobre esse tema. Facto patrimoniais são todas as operações que criam uma dinâmica pateimonial, ou seja, provocam variações quantitativas e qualitativas no patrimônio. São todos os eventos que ocorrem na empresa, passíveis de se determinar um valor monetário. O registo de um facto patrimoniall pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa. Classificam-se em três grupos: Factos patrimoniais permutativos (qualitativos ou compensativos), Factos patrimoniais modificativos (ou quantitativos) e Factos patrimoniais mistos (ou compostos). Factos patrimoniais permutativos, Qualitativos ou Compensativos São factos que acarreta uma troca (permuta) entre elementos do activo , do passivo , ou de ambos, porém sem provocar alteração no Patrimônio Líquido, alterando apenas a composição q...
Comentários
Enviar um comentário
Esse blog é útil?