Os erros de escrituração devem ser corrigidos mediante retificação de lançamento através de estorno, complementação e transferência.
Estorno: é utilizado quando ocorre a duplicidade de um mesmo lançamento contábil ou por erro de lançamento da conta debitada ou da conta creditada.
Complementação: é efetuada para corrigir o valor anteriormente registrado, aumentando-o ou reduzindo-o.
Transferência: regulariza o lançamento da conta debitada ou creditada indevidamente, através da transposição do valor para a conta adequada.
Os lançamentos realizados fora da época devida deverão registrar nos seus históricos, as datas de sua efetiva ocorrência e o(s) motivo(s) do atraso.
Exemplos:
Erro de valor: Pagamento de salários no valor de R$ 1.000,00, em dinheiro.
Lançamento realizado:
D – Salários a Pagar
C - CaixaR$ 100,00
Regularização, mediante complemento:
D – Salários a Pagar
C - CaixaR$ 900,00
Troca de contas: Compra de matéria-prima, à vista, por R$ 10.000,00 Lançamento realizado:
D - Matéria-prima
C – Fornecedores R$ 10.000,00 A conta correta a crédito é “Caixa”.
A regularização será feita mediante transferência entre contas, como segue:
D - Fornecedores
C - CaixaR$ 10.000,00
Inversão de contas:
Compra de matéria prima, à vista, por R$ 1.000,00
Lançamento efetuado:
D - Caixa
C – Matéria PrimaR$ 1.000,00
Para regularização, primeiro estorna-se o lançamento, mediante lançamento inverso:
D – Matéria Prima
C – CaixaR$ 1.000,00 A seguir, faz-se o lançamento correto:
D – Matéria Prima
C – CaixaR$ 1.000,00
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